Fundamentação Teórica:
Entre os experimentos que mais chamam à atenção no SEARA está a Bicicleta Usina. Que nada mais é que a união de um gerador e um receptor.
A energia mecânica pode ser transformada em energia elétrica e logo depois, convertida novamente em energia mecânica. Ao pedalar, transforma-se energia mecânica, fornecida pelo movimento exercido no gerador, em energia elétrica para o gerador(Receptor), que por sua vez converte a energia elétrica em energia mecânica, alimentando o motor e fazendo com que o “Santos Dumont” comece a se mover na bicicleta ao lado.
Material Utilizado:
· 1 motor
· 1 gerador elétrico
· 1 receptor
· 1 boneco para representar o ciclista que vai receber o movimento(No nosso caso, “Santos Dumont”).
Procedimentos:
Primeiro coloca-se uma das bicicletas em cima de um pequeno quadrado de ferro onde está acoplado o gerador, e outra onde encontra-se o receptor. Em seguida, uni-se o pneu da bicicleta ao gerador por meio de uma corrente de borracha. Repete o mesmo procedimento com o receptor. Ao final liga o gerador ao receptor por meio de um fio, por onde irão passar as cargas elétricas. Na bicicleta onde fica o receptor, coloca um boneco para representar por meio visual o movimento.
Conclusão:
Observamos que a força mecânica exercida pelo visitante é superior a velocidade do boneco, isso acontece devido a perda de energia, por conta da resistência que existe no gerador. Além disso, notamos que devido ao movimento do motor ocorreu um pequeno aquecimento do mesmo, e produzindo também uma energia sonora devida a velocidade provocada pelo visitante.
http://www.seara.ufc.br/se4.htm
http://educacao.uol.com.br/fisica/ult1700u64.jhtm
Nenhum comentário:
Postar um comentário