A Casa de Cultura Hispânica da UFC (Universidade Federal do Ceará) foi fundada entre um convênio com a UFC e pelo seu então Reitor e Fundador Professor Antônio Martins Filho e o Instituto de Cultura Hispânica de Madrid, hoje Instituto de cooperação ibero-americana.
A Casa Hispânica começou a funcionar em 12 de outubro de 1961, administrada pelo professor Adolfo Cuadrado Muñiz, enviado pela Espanha, que continuou nessa função por pouco tempo, pois teve que se afastar de Fortaleza para ocupar funções de consultor da UNESCO(United Nations Education Science and Culture Organization).
Com a total aprovação no Estado do Ceará e, com base no efeito dessa Casa pioneira, se iniciou a fundação de outras Casas de Cultura, tais como: Britânica, Portuguesa, Francesa, Alemã e Italiana. Mais tarde foi criado o Curso de Esperanto e a Casa de Cultura Russa, instituições que deram e dão uma grande contribuição ao estudo de línguas estrangeiras e o desenvolvimento cultural do Ceará.
A Casa de Cultura Hispânica hoje tem cerca de mil alunos e conta com uma grande equipe renomeada, entre professores, professores substitutos, estagiários da disciplina de prática e um bolsista de assistência administrativa.
O curso é ministrado em sete semestres, permitindo assim o conhecimento da rica literatura espanhola e escrita castelhano, incluindo a literatura hispano-americana.
Curiosidades:
Em 1991 conseguiu-se a reabertura da Licenciatura em Espanhol na Faculdade de Letras da UFC (Universidade Federal do Ceará), desativada há 28 anos, e que hoje conta com um grande número de alunos. Além disso, se fundou a Associação de Professores de Espanhol do Estado do Ceará, através da qual os professores realizam o curso que dita a Universidade da Salamanca.
A Casa de Cultura Hispânica também estabeleceu uma relação com a Assessoria Lingüística da Embaixada da Espanha que tem proporcionado curso de aperfeiçoamento e capacitação de professores do Ceará e tem permitido que se realizem regularmente em Fortaleza, há quinze anos, os exames de Espanhol como Língua Estrangeira da Universidade de Salamanca.
Observações:
Salamanca é uma das universidades mais antigas da Europa, e de toda a Península Ibérica. E foi a primeira universidade da Europa a adquirir o titulo de universidade. A Universidade foi fundada no ano de 1218 por el-rei Afonso X, com a categoria de Estudo Geral do seu reino.
Bibliografia:
www.casasdeculturaestrangeira.ufc.br/
INGLÊS
Posteriormente o Centro de Cultura Britânica juntou-se a Faculdade de Letras pelo Plano Básico de Restauração da UFC(Universidade Federal do Ceará), aprovado pelo Decreto de 20 de fevereiro de 1968, e depois ao Centro de Humanas, pelo Decreto de março de 1973. Assim, mudou sua denominação para Casa de Cultura Britânica.
Na intenção de valorizar as Casas de Cultura Estrangeira e colocá-las em situação compatível com sua elevada missão cultural dentro do Centro de Humanidades, o Reitor Paulo Elpídio de Menezes Neto propôs com a devida aprovação do Conselho Universitário, o regimento das Casas de Cultura Estrangeira.
O único requisito mínimo para ingresso na casa de cultura britânica é o ensino fundamental completo(Antigo 1º grau), e obter aprovação no concurso-seleção da mesma. Não apenas a casa britânica mais como todas as casas de cultura da UFC, possuem processos de seleção para ingresso similares, contudo, pode-se verificar pequenas diferenças, que se justificam pela procura e objetivos a serem alcançados por cada um dos cursos oferecidos.
Aos que já estudaram uma língua estrangeira e desejam ingressar no segundo semestre, existe o Teste de Nível. Que é planejado e executado sob a orientação de um coordenador subordinado à Diretoria do Centro de Humanidades. O exame consiste de basicamente em uma prova de conhecimentos específicos referente ao idioma.
Observações:
A CCB(Casa de Cultura Britânica) encontra-se na: Av. da Universidade 2683, Benfica.
Aula de Campo -SEARA-15.01.09
http://www.culturabritanica.ufc.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário