CAATINGA
É o único bioma totalmente brasileiro ocupando uma área de quase 740.000 Km2. Além de sua biodiversidade ser pouco conhecida,estima-se que tenha 932 espécies de plantas sendo que, 300 são exclusiva da caatinga.
Típica da região do poligono das secas (sertão dos nordestes e norte de minas gerais), a caatinga(Do tupikaa: Mato, vegetação, tinga: Branco) é um bioma de clima semi-árido, solos poucos profundos e pedegrosos e chuvas escassas e mal distribuidas. Suas formações são arbotivas com árvores pequenas e arbustos grandes onde é comum a presença de cactos. Por ser definidas pela escarses de água a caatinga apresenta espécies xeróficas(Plantas que conservam água. Ex: (Babosa).
Em virtude do clima a grande maioria dos rios deste bioma são temporários(Desaparecem na estação da seca).
Seu relevo é formado por planaltos e depressões, na sua falna distarca-se: o calango, cascavel e o preá. Possuindo três estados de formações vegetais, o mandacaru,o juazeiro, umbu, a macanbira e xiqui-xiqui, são as principais especíes de sua flora.
A biodiversidade da caatinga vem sofrendo uma grande erosão na quantidade e qualidade da vida vegetal e animal, com grandes destruições principalmente do homem. Estudos recentes começam a destacar a extinção da biodiversidade do bioma e uma política de preservação e uso sustentável deve ser implementada para que esse desaparecimento não ocorra.
FLORA:
De uma forma mais ampla, o conhecimento sobre a biodiversidade da flora do bioma Caatinga tem sido sintetizado no quadro do projeto Avaliação e Ações Prioritárias para a Conservação da Biodiversidade da Caatinga, do MMA, em 2000.
FAUNA:
O projeto Avaliação e Ações Prioritárias para a Conservação da Biodiversidade da Caatinga, do MMA, em 2000, realizou uma sistematização de diagnósticos e conhecimentos existentes relativos à fauna da caatinga. Contudo, concluiu-se de uma forma generalizada, a necessidade de aumentar o conhecimento e os estudos dos recursos biológicos da caatinga.
A lista de espécies de aves por estado (para Bahia, por região específica) está indicada em trabalho de adaptação do levantamento do PROBIO (2000). A lista original apresenta a referência bibliográfica para cada espécie citando as respectivas ocorrências.
TABELA 1:
Número de espécies de aves da caatinga por número de estados em que ocorrem:
Ao todo são registradas 348 espécies das quais 15 espécies e 45 subespécies foram identificadas como endêmicas. Quanto à fauna aquática (ictiofauna) foi possível referenciar 191 espécies no bioma pertencentes a cem gêneros. Dessas, 57% são endêmicas, destacando-se ainda, a família Rivulidae do médio São Francisco com grande número de espécies endêmicas anuais,esta lista inclui nove espécies que foram introduzidas, sendo que 135 espécies são apresentadas como possivelmente endêmicas (58,7%).
Considerando algumas famílias das quatro ordens mais importantes (Characiformes, Siluriformes, Cyprinodontiformes e Perciformes), que representam 54% do total, apresenta uma lista de 62 espécies endêmicas (48% das famílias específicas).
No que se refere a répteis e anfíbios (Herpetofauna) , ao todo ter-se-ia 154 espécies, das quais Squamata cem, Chelonia quatro, Crocodylia três e Anfíbios 47. O trabalho estima que aproximadamente 15% dessas espécies são endêmicas do bioma. Alguns ajustes em termos de número de espécies e nomenclatura são feitos por Rodrigues103, que apresenta 167 espécies, das quais 47 de lagartos, dez de anfisbenídeos, 52 de serpentes, quatro de quelônios, três de Crocodylia, 48 de anfíbios e três de Gymnophiona. Nesta lista, 24 espécies estão indicadas como endêmicas (todas Squamata) 14,4%.
Os grupos mais conhecidos são: as abelhas, as formigas e os cupins. Em relação às abelhas Zanella relacionou uma lista de 187 espécies de abelhas pertencentes a 77 gêneros (em comparação com o Brasil que tem um número estimado de 3.000 espécies). Concluiu que a riqueza de espécies de abelhas é baixa comparada a outros ecossistemas brasileiros. A partir de uma análise da distribuição geográfica de 94 espécies de abelhas no bioma, o mesmo autor encontrou 30 espécies endêmicas (32%).
TABELA 2:
Resumo da biodiversidade encontrada a partir de diversas fontes do bioma:
Bibliografia:
http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/biomas/bioma_caatinga/index.cfm
http://www.biosferadacaatinga.org.br/biodiversidade.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Caatinga
http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/biomas/bioma_caatinga/index.cfm
http://www.biosferadacaatinga.org.br/biodiversidade.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Caatinga
Muiiitooo Bom , Merece Nota 10! Melhor Ekipe , bjússs! Jéssik'
ResponderExcluir